domingo, 11 de janeiro de 2015

Mais projectos interessantes: Refood

O conceito é muito simples.
Todos os dias há desperdício de alimentos. Nos restaurantes, cafés, hotéis, supermercados à nossa volta. Quilos e quilos de comida produzida em excesso que acabam no lixo.
E depois, do outro lado, temos pessoas com fome. Pessoas que passam por dificuldades económicas e que não têm comida para pôr na mesa. Estas pessoas não estão só em África, não estão só nos países menos desenvolvidos. Estão à nossa volta também. Na nossa cidade, na nossa rua, na porta ao lado.
Então porque não colmatar esta necessidade com este excesso? Só é preciso quem faça essa ponte. É aí que surgem os voluntários. E é assim que, pelas mãos de Hunter Halder, começa o Projecto Refood. Aos voluntários, só é pedido que trabalhem duas horas por semana. A recolher, preparar e distribuir os alimentos excedentes pelas pessoas carenciadas. 
O projecto Refood já está espalhado por várias cidades do país. Alguns núcleos estão já no activo, e outros estão ainda em preparativos. É preciso muito trabalho para pôr a ideia a andar: angariar voluntários, identificar parceiros e carências, preparar todo o plano de acção, sincronizar horários, disponibilidades e necessidades. Mas tudo isto certamente compensa, no final.
Procurem o Refood na vossa cidade. Se estiverem dispostos a ajudar, a dar um bocadinho do vosso tempo para reduzir o desperdício alimentar à vossa volta, serão bem-vindos.



Sem comentários:

Enviar um comentário